Workshop

O objectivo do Workshop de construção de pranchas de surf de madeira é principalmente sensibilizar os surfistas, normalmente já com alguma abertura para as questões ecológicas, que na maioria das vezes nem se apercebem do quão prejudicial é para o meio ambiente, são as pranchas com base de Foam.
Por isso a Tictictaco criou o projecto Yoni Ecosurfboards, pranchas feitas com 95% materiais orgânicos sendo as madeiras nacionais e derivadas de florestas de exploração controlada. Nesta breve abordagem haverá um contacto directo com todas as questões do processo de contrução.

Pode ser dado em qualquer espaço, com uma duração de 3 ou 4 horas e é gratuito.

Curso

O curso pode ser dado em qualquer sitio, temos um veiculo equipado com uma carpintaria ambulante, mas se forem  dados nas instalações da Tictictaco, alem de alojamento em meio rural a 10 minutos da praia, os alunos podem ter um contacto directo com toda a questão da sustentabilidade e a vivência do que é um micro-ecossistema sustentável em apenas 3000m2 onde existe desde armazenamento da agua da chuva até micro-produção de energia fotovoltaica, horto-fruticultura, em produção biodinâmica, e criação de aves, para produção de ovos, até à compostagem e retretes secas entre outros.

Sentir a harmoniosa integração de um oficio no meio ambiente, e claro disfrutar de uma alimentação biológica e equilibrada.

 

Os conteúdos basicos do curso são:

  • Noções basicas de segurança de uma Carpintaria. 
  • O porquê da utilização da madeira.
  • Diferenciação dos vários tipos de madeira.
  • Técnicas de contrução e utilização de ferramentas
  • Noções basicas de Shape e o desenho das pranchas em suporte digital.
  • Técnicas de personalização das pranchas.
  • Técnicas de laminação.
  • Técnicas de construção de finos e quilhas.

​Para a realização do curso tem que haver um grupo entre 3 a 6 elementos e tem a duração de 5 dias, apenas 5 horas diárias, assim ficas com tempo livre para lições de surf.

Custo, desde 600€, depende do tamanho da prancha (inclui alojamento)

Claro levas a tua prancha no final.